segunda-feira, 9 de maio de 2011

Expedição ao Circo de Gredos Abril de 2011

Nos passados dias 21, 22, 23, 24 e 25 de Abril, foram dias para conhecer e visitar o Circo de Gredos com intenção de “escalar” o seu maior cume, o Almanzor.

Ao final de um dia de trabalho, resolvemos dar início à nossa viagem, pois as condições climatéricas e de transito eram as mais indicadas a efectuar uma viagem de cerca de 500Km. Foi uma viagem animada e onde se conheceram novas músicas, músicas que marcaram este fim-de-semana prolongado!

Chegados ao parque “Camping Gredos”, cansados e já com algum de sono, tivemos rapidamente e sem grandes barulhos, que descarregar os carros e montar tendas. Assim conseguimos o devido descanso para que no dia seguinte fosse possível começar logo de manhã cedinho a nossa exploração do local.

Fizemos o reconhecimento do parque de campismo e procuramos conhecer os nossos vizinhos. Efectuou-se depois uma caminhada até à vila (Hoyos del Espino, Ávila) onde alugamos algum material em falta e onde nos inteiramos das condições meteorológicas presentes no maciço.
Davam previsões de chuva, trovoada e possibilidades de precipitação, a única coisa que estava a nosso favor seria a presença de ventos fracos.

Contudo decidimos efectuar o percurso da Plataforma até ao Refugio ELOLA, e depois no local logo decidiríamos se ficaríamos lá para o cume ou se voltaríamos para o Camping Gredos.
Neste dia ainda festejamos com um bolinho, dando votos de parabéns ao nosso amigo Sérgio (Ensarilha Sardinha) que completava mais um ano de vida.

Terminamos o dia a preparar a mochila para a nossa ascensão de 2 dias.


Partimos em direcção à Plataforma logo de manhã cedo, e por volta das 10h já estávamos a dar início à nossa caminhada.
Por volta das 13h chegamos ao refúgio e procuramos um local para montar o nosso campo base com duas tendas. Muitas fotos foram tiradas pelo caminho, um percurso fácil de percorrer, onde na fase final do percurso apanhamos com uma ligeira queda de neve já na descida de aproximação ao refúgio ELOLA.

Depois de chegar-mos, começou-se a sentir o frio e começara a chover. Os nossos piores receios estavam a concretizar-se, o mau tempo iria estar presente, ainda assim decidimos montar as tendas e passar lá a noite.
Foi uma noite com uma pequena e curta trovoada, com alguma queda de neve e bastante frio, especialmente para mim que me havia esquecido de levar a colchonete, sendo obrigado a dormir directamente em cima da neve recorrendo unicamente a uma manta térmica e ao saco cama!

Ao amanhecer, o frio continuava, mas a queda de neve já tinha parado. Parecia que íamos ter um dia de Sol, contudo o nevoeiro serrado teimava em se manter presente.

Equipamo-nos e lá arrancamos em direcção ao Almanzor, na procura de escalar a sua via mais clássica, passando pela Portilla do Crampón. Logo no inicio da caminhada, uma errada interpretação do traker de GPS levou-nos a fazer o percurso em sentido contrário (circuito circular de final para o inicio), o que nos levou a subir pelo local que tinhamos destinado para efectuar a descida. Desta forma fomos enfrentar a face Norte do Almanzor, tendo dificuldade em encontrar o melhor percurso de ascensão, isto devido às nuvens e forte nevoeiro que se fazia sentir, criando uma limitação no campo de visibilidade, permitindo uma visão até um raio máximo de 10m a 5m por vezes até menos.
Acabamos por fazer cume no pico imediatamente ao lado do Almanzor, tendo que ser escalado na sua parte final, num grau de dificuldade médio/baixo.

Após a foto de grupo decidimos não procurar mais o Almanzor, sendo que não era objectivo principal do grupo conquistar o cume mesmo este estando ao nosso lado. Foi assim que demos início à descida. Descida esta bastante divertida, onde deu para desfrutar de algumas brincadeiras na neve.
Criamos escorregas na neve, deu para tocar harmónica, beber um chiripiti, e mesmo deixar "marcas com mais de 20cm"!

Chegados ao campo base ao início da tarde, levantamos todo o nosso material e demos início à caminhada até à plataforma.
Final do dia, já cansados e mortos por um banho de água quente, chegamos ao Camping Gredos, e ainda deu para refastelar num relvado a apanhar os últimos raios de sol do dia.

O resto do dia e o dia seguinte foi aproveitar as áreas de lazer do local de forma a culminar o fim-de-semana e dar início à viagem até casa, ouvindo novamente as músicas do momento!

Segue um Trailer que retrata um pouco do que foram este dias bem passados com um grupo excelente e de exemplo.


Antes de apresentar as seguintes fotos há que deixar uma palavra de agradecimento a todos os que nos deram algumas dicas referentes às características da Montanha de Gredos e ao facto de nos terem disponibilizado algum material.
Assim há que agradecer ao Pedro Guedes dos Espaços Naturais, ao Samuel Passos da Sómontanha, ao Sérgio Sá e ao Bernardo Reis.
Um muito obrigado a todo o grupo, Lili, Nuno, TóZé, Filipe, Bruno e Sérgio por terem partilhado este momento comigo, e por terem feito com que este fim-de-semana se torna-se em mais um período inesquecível e marcante da minha vida.
Próximas aventuras já a serem planeadas!!








































3 comentários:

  1. Não é preciso agradeceres :) Quando precisares é só pedires alguma informação que estarei sempre disponível.
    Ah e aceita esta canhota ;)

    Samuel Passos

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez obrigado pelas tuas indicações, já para os Alpes foram úteis :)
    Também és escuteiro, por isso aqui fica também uma forte canhota :)

    ResponderEliminar
  3. Ex-escuteiro ;) durante 17 anos... Mas já sabes uma vez escuteiro para sempre escuteiro ;)

    Samuel Passos

    ResponderEliminar

Quem sou?

Chamo-me Tiago e deu-me para criar um blogue...Sou um apaixonado pela vida, dou valor a coisas simples e verdadeiras...como por exemplo a Natureza. Adoro desporto, adrenalina, caminhar, fotografar, estar no seio da Natureza, estar com os amigos...
Nasci em 83 e adoro a minha geração, profissionalmente estou no ramo da engenharia do ambiente (formado na FEUP). Sou da cidade mais bonita do país, Santo Tirso. Resta-me dizer que vou tentar colocar novidades neste meu espaço, pois 'O Meu Blogue' irá reflectir um pouco das coisas que faço e que me chamam a atenção. Mesmo que não o actualize muito tem um leque enorme de sites e blogues que diariamente visualizo...aconselho ;)