domingo, 17 de abril de 2016

Como vejo as preocupações Ambientais

Um dia perguntaram-me...:


"A biodiversidade é o nosso recurso mais valioso mas também aquele que menos estimamos."
"Características que me definem como ser humano, perante as seguintes palavras chave: biodiversidade, espécie, espécies em vias de extinção."

"Quando ouves, ou lês, este tipo de afirmação, o que te sugere a tua opinião!?"


Concordo plenamente quando se afirma que a Biodiversidade é um dos nossos recursos mais valiosos.
Constato que nos dias de hoje são ponderadas e tidas em maior consideração as questões Ambientais, de Biodiversidade, os Ecossistemas, etc. a quando das decisões e intervenções do Homem. Para o efeito, a nível local, regional e global tem sido criadas normas, regras, leis, directivas que levam o ser humano a agir de forma mais consciente e orientada por normativas, seguindo protocolos e regulamentos.
Acredito que muitos passos ainda são necessários para "afinarmos" todas estas nossas "regras" que nos auto-aplicamos.
Acredito também que muitas destas regras, no futuro serão descabidas e irão ser eliminadas, outras irão ser acrescidas, e outras melhoradas.
Acredito também que muitas das regras criadas na defesa da Terra, do Homem, do Ambiente, dos Ecossistemas, não são "Genuínas", mas sim "ferramentas" para grandes conplus e monopólios do nosso MUNDO criar riqueza pessoal e individual, evidenciar países, criar negócios, conceitos, alarmismos, etc.
No seguimento desta ideia, interpreto posições assumidas por "personalidades" como por exemplo Al Gore.
Existem uma série de outros argumentistas a defenderem posições contrarias a esta de Al Gore (quer em filmes, quer em livros). Após análise de ambas as perspectivas, a minha tem uma tendência que vai contra a linha de defesa de Al Gore e outras similares.
Acredito que muitas pessoas, instituições e associações defendem de corpo e alma causas como o aquecimento global, a extinção de espécies, etc... acredito que em alguns destes casos os directores destas grandes instituições têm ligações aos grandes mercados económicos, e são influenciados pelos políticos e grandes puderes mundiais!
Contudo, e independentemente deste realidade, (minha opinião), existem realmente problemas no nosso mundo no que respeita a aquecimento global, extinção e ataque de espécies animais e vegetais, existe influencias negativas e muito graves do homem nos ecossistemas (alteração grosseiras da morfologia dos terrenos, caça/pesca excessiva, criação de culturas (vegetais e animais) de forma irracional e massivas, etc, etc.
A meu ver todos estas posturas e comportamento humanos errados surgem para colmatar algumas coisas...
- nossas necessidades biológicas
- nossas necessidades intelectuais
- nossas necessidades materiais
e o problema é que em alguns locais da Terra, existem aglomerados de seres humanos com educações, consciencializações, hábitos, etc, desmedidos e incorrectos, o que leva a que se faça sentir, por causa dessas pessoas, nesses locais e noutros (totalmente distantes) impactes graves...cicatrizes profundas na Terra e tudo o que a ela se associa e depende.
Ainda assim, como procuro ter sempre uma visão muito equilibrada e ponderadas das coisas, acho que por muito que o homem interfira negativamente ou positivamente com a Terra, com os seres vivos que o rodeiam, com a biodiversidade, ecossistemas e ambiente, ... vamos ter sempre um equilíbrio...a Terra, a Natureza (no seu tempo "geológico") irá tratar sempre de encontrar o seu equilíbrio...nem que para isso, uma ou outra espécie tenha que ser extinta (naturalmente) para a afirmação de uma outra...e nisto, poderá a espécie Humana vir estar ameaçada!!!!
Mas por muito que o Homem queira mandar e interferir com a terra, nunca vai criar feridas que originem cicatrizes para além da espessura da crosta terrestre! a Terra mandará sempre no Homem e o Homem nunca mandará na Terra, terá somente essa intenção. "A terra não pertence ao Homem. O Homem é que pertence à Terra"!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quem sou?

Chamo-me Tiago e deu-me para criar um blogue...Sou um apaixonado pela vida, dou valor a coisas simples e verdadeiras...como por exemplo a Natureza. Adoro desporto, adrenalina, caminhar, fotografar, estar no seio da Natureza, estar com os amigos...
Nasci em 83 e adoro a minha geração, profissionalmente estou no ramo da engenharia do ambiente (formado na FEUP). Sou da cidade mais bonita do país, Santo Tirso. Resta-me dizer que vou tentar colocar novidades neste meu espaço, pois 'O Meu Blogue' irá reflectir um pouco das coisas que faço e que me chamam a atenção. Mesmo que não o actualize muito tem um leque enorme de sites e blogues que diariamente visualizo...aconselho ;)