terça-feira, 12 de maio de 2009

Montanhismo, caminhar á procura de algo...

O meu gosto pela Natureza e pelo meio Ambiente tem vindo a aumentar ao longo da minha evolução e formação como homem. Esse contacto constante que procuro, tem talhado os meus contornos fazendo de mim a pessoa que sou hoje.









Após percorrer e trilhar variadíssimos percursos e locais no meu país, procurei conhecer o país de ‘nuestros hermanos’ (para já é onde o meu tempo me permite ir).
Tive o prazer de conhecer vários locais que o Gerês oferece, ter deslumbrado da sua beleza, e natureza. Vivi também algumas aventuras na Serra da Estrela, onde tive os meus primeiros contactos com a neve e o gelo.


Como faço escalada, o procurar montanhas mais altas e mais aliciantes levaram-me a diferentes sítios dos Picos da Europa (Astúrias)









Depois de dedicar as minhas férias durante alguns anos seguidos pelos maciços dos Picos da Europa, em 2008 fui conhecer os Pirenéus. Sitio esse onde surgiu e se despertou um novo gosto, o desejo de poder deslumbrar paisagens de sítios únicos, onde tens que desafiar todas as tuas capacidades físicas e psicológicas.
Nos Pirenéus tive também a oportunidade de escalar em Benasques, fazer o meu primeiro cume, o mais alto dos Pirenéus, o cume do Aneto 3404m conhecer o Monte Perdido, e muitos mais locais, alguns já para lá da fronteira de Espanha, já em terreno Francês.









(um pequeno grande falhanço meu, ao abrir a bandeira para a foto esqueci-me de confirmar e por esta direita, azar de principiante, fiquei com a bandeira virado ao contrário!)

Este ano, está tudo programado para fazer uma coisa mais á seria! Uma expedição ao Mont Blanc, o pico mais alto da Europa Ocidental, que se situa nos Alpes Franceses e que faz fronteira com Itália.

Está previsto fazer a rota mais clássica, um percurso muito bonito que me permitirá fazer cume podendo assim ter uma visão enorme dobre os grandes picos dos Alpes. Será uma sensação de concretização, de liberdade, de infinito, pois poderei ver a linha do horizonte desaparecer no limite do alcance da minha visão.
É uma rota que me vai levar aos 4810m onde os efeitos de menor pressão se fazem sentir na compressão do ar, estando este mais rarefeito e havendo assim moléculas de O2 mais dispersas dificultando a respiração, trazendo inerente a esse facto muitas outras agravantes que dificultam a ascensão e que terão de ser ultrapassadas. Tornando o desafio, a caminhada muito mais aliciante!
Após a ascensão irei conhecer outros picos e fazer umas travessias para poder ficar a conhecer melhor a fauna e flora da zona, Alpes franceses, Suíços e Italianos.
(Fonte das ultimas 2 fotos: wikipedia.)


O seguinte link mostra o percurso que irei fazer, é o percurso mais a Sul, para ser visualizado é necessário ter acesso ao Google Earth.
http://bbs.keyhole.com/ubb/ubbthreads.php?ubb=showthreaded&Number=966059&site_id=1#import

2 comentários:

  1. Valente Caminha... Já alguma vez foste a Fátima a pé ?
    ;) Sem brincadeiras... Andar faz bem à saúde, por isso não desistas...Viverás bem mais que eu.

    Abraço e Boas Viagens...

    ResponderEliminar
  2. Não se irei viver muito mais, o tabaco lixa-me!!! heheheheee
    Uma boa ideia, ir a Fátima a pé, mas preferi caminhas onde andem menos gente...mas fica combinado, um dia q for a Fátima a pé desafio-te para o bem da tua saúde!!!

    ResponderEliminar

Quem sou?

Chamo-me Tiago e deu-me para criar um blogue...Sou um apaixonado pela vida, dou valor a coisas simples e verdadeiras...como por exemplo a Natureza. Adoro desporto, adrenalina, caminhar, fotografar, estar no seio da Natureza, estar com os amigos...
Nasci em 83 e adoro a minha geração, profissionalmente estou no ramo da engenharia do ambiente (formado na FEUP). Sou da cidade mais bonita do país, Santo Tirso. Resta-me dizer que vou tentar colocar novidades neste meu espaço, pois 'O Meu Blogue' irá reflectir um pouco das coisas que faço e que me chamam a atenção. Mesmo que não o actualize muito tem um leque enorme de sites e blogues que diariamente visualizo...aconselho ;)