Após ter preparado um pequeno depósito de equipamento a cerca de 350m acima do CB, e ter feito já a sua habitual Cerimonia Puja (para que os Deuses da Montanha o recebam e abençoem a sua ascensão), recebeu notícias que dia 17 (Abril) haverá uma oportunidade de cume, que tentará já aproveitar. Depois de 5 Dias no CB do Annapurna e ter preparado campos de altitude, lá vai ele para o cume.
"João Garcia alcançou o cume de 8091 metros cerca das 13h30 locais (8h45 em Lisboa), acompanhado de outros oito alpinistas nepaleses e espanhóis."
"Mais Inf."
"Posição de João Garcia"
Vamos todos felicitar o João Garcia por esta última ascensão pois foi a 10ª pessoa do mundo a conquistar todos 14 cumes acima dos 8000m sem recurso a oxigénio artificial e carregadores de altitude.

Para além de ter sido a primeira de 8000m a ser escalada, o primeiro e único alpinista português a atingir o seu cume foi Gonçalo Velez em 23 de Outubro de 1991. Foi a primeira montanha com mais de 8000 m de altitude a ser atingida por um português, bem como foi a primeira vez que um português ascendeu a mais de 8000 m. Foi agora a ultima de João Garcia para completar as 14.
Esta montanha faz parte da cadeia de montanhas do Himalaia, e desde a primeira tentativa, em 1950, Annapurna I foi escalada por mais de 130 pessoas, mais 53 morreram tentando. Esta alta taixa de mortalidade faz de Annapurna, a décima montanha mais alta do mundo, estatisticamente a mais perigosa entre as montanhas com mais de 8 mil metros seguida do K2 e do Nanga Parbat na sua perigosidade (estatisticamente).

Sem comentários:
Enviar um comentário