sexta-feira, 16 de abril de 2010

João Garcia no seu ultimo 8000m

Depois de uma preparação por terras de Marrocos (em BTT e em Montanha), depois de aclimatar já nos Himalaias no Monte Pumori (7161m), e feita uma breve passagem por Kathmandu para comprar de últimas necessidades, João Garcia partiu para o Campo Base(CB) do Annapurna I (8091m).
Após ter preparado um pequeno depósito de equipamento a cerca de 350m acima do CB, e ter feito já a sua habitual Cerimonia Puja (para que os Deuses da Montanha o recebam e abençoem a sua ascensão), recebeu notícias que dia 17 (Abril) haverá uma oportunidade de cume, que tentará já aproveitar. Depois de 5 Dias no CB do Annapurna e ter preparado campos de altitude, lá vai ele para o cume.

"João Garcia alcançou o cume de 8091 metros cerca das 13h30 locais (8h45 em Lisboa), acompanhado de outros oito alpinistas nepaleses e espanhóis."

"Mais Inf."
"Posição de João Garcia"
Vamos todos felicitar o João Garcia por esta última ascensão pois foi a 10ª pessoa do mundo a conquistar todos 14 cumes acima dos 8000m sem recurso a oxigénio artificial e carregadores de altitude.
O Annapurna I é uma montanha do Himalaia, no Nepal. É a décima mais alta montanha da Terra. Foi a primeira montanha com mais de 8000 metros de altitude a ser escalada. Annapurna é um nome trânscrito que significa "Deusa das colheitas".

Para além de ter sido a primeira de 8000m a ser escalada, o primeiro e único alpinista português a atingir o seu cume foi Gonçalo Velez em 23 de Outubro de 1991. Foi a primeira montanha com mais de 8000 m de altitude a ser atingida por um português, bem como foi a primeira vez que um português ascendeu a mais de 8000 m. Foi agora a ultima de João Garcia para completar as 14.

Esta montanha faz parte da cadeia de montanhas do Himalaia, e desde a primeira tentativa, em 1950, Annapurna I foi escalada por mais de 130 pessoas, mais 53 morreram tentando. Esta alta taixa de mortalidade faz de Annapurna, a décima montanha mais alta do mundo, estatisticamente a mais perigosa entre as montanhas com mais de 8 mil metros seguida do K2 e do Nanga Parbat na sua perigosidade (estatisticamente).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quem sou?

Chamo-me Tiago e deu-me para criar um blogue...Sou um apaixonado pela vida, dou valor a coisas simples e verdadeiras...como por exemplo a Natureza. Adoro desporto, adrenalina, caminhar, fotografar, estar no seio da Natureza, estar com os amigos...
Nasci em 83 e adoro a minha geração, profissionalmente estou no ramo da engenharia do ambiente (formado na FEUP). Sou da cidade mais bonita do país, Santo Tirso. Resta-me dizer que vou tentar colocar novidades neste meu espaço, pois 'O Meu Blogue' irá reflectir um pouco das coisas que faço e que me chamam a atenção. Mesmo que não o actualize muito tem um leque enorme de sites e blogues que diariamente visualizo...aconselho ;)