quinta-feira, 15 de abril de 2010

Camel Trophy - Land Rover

Quando se fala em Camel Trophy, chegam-nos à memória imagens de grupos de pessoas em locais distantes, a ajudarem-se mutuamente para ultrapassarem situações difíceis, que seriam vistas por muitos como praticamente impossíveis de ultrapassar.
Essas pessoas vinham de países diferentes, com culturas, línguas, hábitos e costumes também diferentes. Mas juntavam-se no mesmo local, para o mesmo objectivo.
Este objectivo, ao contrário de muitas outras competições e desportos (de grupo ou individuais) não era ser o primeiro, mas sim provar a si mesmo que se conseguiam vencer os desafios impostos durante o caminho, fossem eles físicos ou psicológicos. Só o facto de fazer parte de umas das várias equipas participantes, era já motivo de orgulho, visto que as provas de selecção eram bastante exigentes. A boa preparação física e, mais importante ainda, uma boa preparação psicológica, de cada participante seriam condições fundamentais para superar os obstáculos impostos pela organização dos vários eventos.

Cada evento foi realizado numa zona diferente do globo, aproveitando-se assim as características próprias de cada local e criando eventos melhores que os anteriores.



Mas a estreia do Camel Trophy foi muito diferente daquilo em que se tornou, nos anos seguintes. Tudo começou em 1980, com uma aventura de 6 Alemães, no Brasil. Apesar de ser já bastante exigente, para a época, não se compara aos requisitos logísticos e mediatismo das últimas edições. Estas contaram com a participação de 20 equipas (cada uma delas em representação de um país), de 2 elementos cada, a quem se juntavam diversos elementos da organização e membros da comunicação social, em viaturas de apoio.

É importante referir que os participantes de todos estes eventos eram amadores. Talvez precisamente por esta razão, o número de candidatos aumentasse de ano para ano. Abandonar a rotina do dia-a-dia por 3 semanas, para viver uma aventura sem paralelo, que marca inevitavelmente uma vida, é um apelo demasiado forte para ignorar. Cada país participante recebia as inscrições dos seus concorrentes nacionais, devendo escolher 4 elementos no final, após a realização de provas nacionais de selecção, que poderiam ter a duração de um dia a uma semana. Cada grupo de 4, em representação do seu país, iria depois participar nas provas de selecção finais, durante uma semana bastante exigente. Daqui, sairíam os 2 participantes oficiais de cada país.



Em cada evento realizado, houve sempre uma preocupação ecológica e social, por parte da organização para com as áreas e comunidades locais por onde a caravana do Camel Trophy passava. A grandiosidade do evento obrigava a vários meses de preparação, durante os quais eram analisados os possíveis impactos ambientais e identificadas as oportunidades de contribuição para o melhoramento das condições de vida das populações visitadas. Por estas razões, os governos locais e estatais cooperavam facilmente com a organização e incentivavam o seu regresso. Se assim não fosse, o Camel Trophy não teria, certamente, crescido tanto e não gozaria do estatuto que, merecidamente, atingiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quem sou?

Chamo-me Tiago e deu-me para criar um blogue...Sou um apaixonado pela vida, dou valor a coisas simples e verdadeiras...como por exemplo a Natureza. Adoro desporto, adrenalina, caminhar, fotografar, estar no seio da Natureza, estar com os amigos...
Nasci em 83 e adoro a minha geração, profissionalmente estou no ramo da engenharia do ambiente (formado na FEUP). Sou da cidade mais bonita do país, Santo Tirso. Resta-me dizer que vou tentar colocar novidades neste meu espaço, pois 'O Meu Blogue' irá reflectir um pouco das coisas que faço e que me chamam a atenção. Mesmo que não o actualize muito tem um leque enorme de sites e blogues que diariamente visualizo...aconselho ;)