sexta-feira, 10 de julho de 2009

João Garcia o Alpinista Português


Hoje mais uma vez, pela 13ª vez o nosso português João Garcia conquista mais um novo 8000.

Como todos sabem ele sempre foi apologista da escalada sem recurso a oxigénio artificial e a carregadores de altitude, atitude que eu venero, pois para mim esta é a forma mais pura e natural de realizar o cume de uma montanha, todas as outras formas são ‘batota’.

Para mim o intuito de escalar uma montanha é estar em contacto com a natureza, as coisas naturais, e usar de manobras para fugir à natureza das coisas não é a forma indicada de encarar este tipo de desafio.
Ainda bem que temos um grande português como o João Garcia a pensar da mesma forma.

Desta feita, ele conseguiu alcançar hoje um cume a 8125m de altitude referentes ao nível do mar, o Nanga Parbat, que é a nona montanha mais alta do mundo situada na zona ocidental dos Himalaias já em terreno Paquistanês.
Esta montanha é caracterizada por condições irregulares climatéricas, o que provoca muito frequentemente avalanches. Daí a dificuldade acrescida de a enfrentar, pois uma análise descuidada pode levar á perda da vida do homem da montanha.

Nanga Parbat na região tem o significado literal de ‘algo que está nu’. Pois muitas vezes devidas ás suas avalanches chega a deixar exposta a sua rocha, isenta de neve. É uma montanha ´crua', despida de vegetação.


João Garcia partiu á meia-noite de hoje para o ataque final, altura essa em que as temperaturas são mais baixas e a neve encontra-se mais consistente. Por norma, após alcançado um cume, os homens da montanha partem para a descida em direcção ao campo base,se este não for possivel alcançar vão até á altitude mais baixa que lhes é permitido alcançar nesse dia.
Neste caso João Garcia devido á perigosidade das avalanches, a sua experiencia disse-lhe que deveria descer só até ao campo 4 e esperar pelas temperaturas do final do dia para efectuar a descida novamente com neve mais sólida até ao campo base.

Daí esta etapa final tenha durado praticamente 24h, e para além da altitude ainda foi dificultada pelo gelo e pelo vento.
Na ascensão desta montanha, outros alpinistas de renome elogiaram a atitude e trabalho do nosso português, pois foi ele que praticamente sozinho, equipou o percurso com cordas até ao campo 3.

Ao português falta agora apenas o Anapurna, no Nepal. A expedição está planeada para a Primavera de 2010.
Estar no topo dos 14 picos acima dos 8000m sem recurso a oxigénio artificial e auxílio de carregadores de altitude foi um objectivo só alcançado até hoje por apenas oito alpinistas. João Garcia vai conseguir esse feito pois só lhe falta um desses cumes.


Eis os 14 cumes acima dos 8000m por ordem decrescente de altitude e não por ordem de execução do João Garcia:

- Mt. Evereste 8848m
- K2 8611m
- Kanchenjunga 8586m
- Lhotse 8516m
- Makalu 8463m
- Cho Oyo 8201m
- Dhaulagiri 8167m
- Manaslu 8163m
- Nanga Parbat 8125m
- Annapurna 8091m
- Gasherbrum I 8068m
- Broad Peak 8047m
- Gasherbrum II 8035m
- Shisha Pangma 8013m

Para além destes cumes João Garcia também tem mais os 7 cumes, os mais altos de cada continente. Sem referir todos os outros que fez, como a nossa Serra da Estrela, o Mont Blanc, o Aneto, entre muitos outros.


Visitem o seu espaço na internet em:
"Página oficial de João Garcia"

2 comentários:

  1. obrigado pelo teu coment ao meu video..estou-me a esforçar para q em breve deixe só d andar pelos blogs :)
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Depois de ler o teu “Post” sobre o João Garcia, resolvi estes dias ver o seu cantinho na net, curiosidade pura, pois então apesar de já saberes a minha opinião sobre o João, eis que dei com uma citação no site dele que adorei e me surprendeu.

    “Combater-se a si mesmo é a guerra mais difícil , Vencer-se a si mesmo é a vitória mais bela.”

    Friedrich Van Logan citado por João Garcia em http://www.joaogarcia.com/pt/main.htm.

    ResponderEliminar

Quem sou?

Chamo-me Tiago e deu-me para criar um blogue...Sou um apaixonado pela vida, dou valor a coisas simples e verdadeiras...como por exemplo a Natureza. Adoro desporto, adrenalina, caminhar, fotografar, estar no seio da Natureza, estar com os amigos...
Nasci em 83 e adoro a minha geração, profissionalmente estou no ramo da engenharia do ambiente (formado na FEUP). Sou da cidade mais bonita do país, Santo Tirso. Resta-me dizer que vou tentar colocar novidades neste meu espaço, pois 'O Meu Blogue' irá reflectir um pouco das coisas que faço e que me chamam a atenção. Mesmo que não o actualize muito tem um leque enorme de sites e blogues que diariamente visualizo...aconselho ;)