terça-feira, 23 de março de 2010

A Natureza ficou a ganhar com o PLP

Após alguns dias sem dar noticias das "minhas coisas" aqui surgem agora boas novas!!

O meu envolvimento no Projecto Limpar Portugal nem sempre me permitiu actualizar o meu blogue ao ritmo que eu pretendia.

Após entrevistas para Tvs, rádios e jornais, reuniões com o Ministério do Ambiente, artigos escritos, reuniões de grupo, horas de auxílio de esclarecimentos, procura constante de apoios, sensibilização de pessoas no sentido de participarem no dia 20 com o PLP, na busca de centenas de deposições ilegais e sua georreferenciação, e entre muitas outras coisas ligadas ao PLP lá ia tendo tempo para fazer outras coisas, menos escrever no Blogue!!


Finalmente chegou o DiaL, e eis aqui algumas fotos. Estas não realçam os resíduos depositados ilegalmente, pois estes não merecem destaque, mas sim o empenho e trabalho de todos os voluntários envolvidos.
Deixamos o Concelho de Santo Tirso mais limpo, contribuímos para que Portugal ficasse mais limpo e consequentemente melhoramos a condição ambiental da nossa casa, da Terra.









No dia 20, perante a chuva intensa que se fez sentir, viu-se realmente aquelas pessoas que se preocupam com a Natureza e a sua conservação. Viu-se quem anda neste mundo sem interesses, quem faz e dá de si de forma voluntária para o bem comum.

Eu estive lá e os meus amigos também… fomos mais de 100.000 pessoas em todo o País e mais de 50.000ton. recolhidas.


Um forte abraço a todos os que contribuíram, em especial para aqueles que directamente me ajudaram e me deitaram a mão, para esse o meu sincero agradecimento.


Certeza que as pessoas foram sensibilizadas…,
- será que conseguimos sensibilizar as empresas que fazem as descargas ilegais?
- Será que conseguimos sensibilizar as pessoas que não tinham conhecimento que a deposição nos ecocentros é gratuita?
- Será que conseguimos sensibilizar as instituições gestoras de resíduos que não é com coimas pesadas que se resolvem as deposições ilegais, mas sim com sensibilização e tolerância na recepção nos ecocentros e aterros… afinal é para isso que eles foram construídos e não só para fazer dinheiro, a sua principal função é proteger o ambiente, recebendo os resíduos!
- Será que agora estão dispostos a receber todos os resíduos, mesmo que não os possam receber e tratar de forma adequada, mas podendo depois os encaminhar para locais de gestão indicada?
- Será que com as acções do PLP conseguimos fazer com que diferentes instituições (governamentais e não governamentais) se juntem e procurem novas soluções, novas estratégias, melhoramentos nos sistemas de recolha de resíduos (recolha selectiva porta á porta), procurem novas formas, mais correctas e adequadas de taxação?

Eu acredito que o PLP conseguiu despertar para estas problemáticas… e como sou um optimista, acredito que com a força e pressão de 100.000 pessoas alguma coisa vai mudar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quem sou?

Chamo-me Tiago e deu-me para criar um blogue...Sou um apaixonado pela vida, dou valor a coisas simples e verdadeiras...como por exemplo a Natureza. Adoro desporto, adrenalina, caminhar, fotografar, estar no seio da Natureza, estar com os amigos...
Nasci em 83 e adoro a minha geração, profissionalmente estou no ramo da engenharia do ambiente (formado na FEUP). Sou da cidade mais bonita do país, Santo Tirso. Resta-me dizer que vou tentar colocar novidades neste meu espaço, pois 'O Meu Blogue' irá reflectir um pouco das coisas que faço e que me chamam a atenção. Mesmo que não o actualize muito tem um leque enorme de sites e blogues que diariamente visualizo...aconselho ;)