segunda-feira, 26 de abril de 2010

Bouldering - Escalada na rocha

A meu ver o desporto rei da rocha, o Bouldering! O Contacto e a proximidade ao bloco são máxima e muito íntima.

Por definição chamamos de boulder a escalada de pequenos blocos de pedra, onde o uso de equipamentos como corda, arnês (ou baudrier) e proteções dão lugar apenas a pequenos colchões e a segurança de corpo.

O boulder num primeiro momento pode passar a impressão de uma brincadeira sem graça, onde os escaladores digladiam-se pela subida de pedras tão pequenas. No entanto são nessas pedras pequenas que muitas vezes estão os melhores problemas. A complexidade, dificuldade e consistência dos movimentos podem estar nestes pequenos blocos onde o escalador tem toda sua concentração voltada à dificuldade e resolução do problema, sem se preocupar com cordas e mosquetões, sentindo-se livre para a escalada pura

O boulder é uma modalidade geralmente de contradições, ou odeia-se ou ama-se... Os apaixonados curtem justamente esta liberdade de ir e vir apenas munidos de pés de gato e magnésio, arrastando seus colchões da base de um boulder à outra, tendo toda sua concentração voltada para a resolução do problema. Ainda sem o uso de equipamentos podemos curtir aquele último "rush" de adrenalina ao dominar o topo da pedra muitas vezes já a razoáveis metros do chão. É uma sensação de liberdade...

Por norma o boulder é constituído por passes curtos e duros (elevada dificuldade, quer em brutalidade quer em técnica). A força e a técnica são características fundamentais para efectuar um bloco, fazer um arranque do chão, agarrar um reglet, chapar um aplat ou mesmo prender um cristal e sacar um bidedo. Vencer os boulders exige muita dedicação, cada um deles é um desafio singular.

Na prática do Boulder muitas vezes chega-se a vários metros do chão, em teoria não existe um padrão para a altura máxima de um boulder. Há boulders com dois metros (ou menos)como boulders com oito, dez metros o que em muitos locais já seriam considerados vias de escalada com protecções fixas. No entanto a definição do boulder está muito mais ligada ao costume local e as condições que o cercam do que realmente a altura do bloco. Por exemplo; se a área na base de um bloco de 8 metros é plana, o que propicia o uso de colchões e segurança de corpo, as escaladas que o cercam em sua maioria são boulders também, não há razão para que aquela escalada seja equipada com proteções.

Quando escalando um boulder, o parceiro deve posicionar-se atrás de do escalador de uma forma em que no caso de erro ele possa auxiliá-lo durante a queda. O segurador não deve segurar ou ter a intenção de pegá-lo no colo, podendo desta forma magoar-se tanto quanto o escalador. O princípio básico da segurança de corpo é colocar o escalador na melhor posição para a queda, de pé, prestando atenção principalmente à cabeça. Muitas vezes são precisos várias pessoas para auxiliar o mesmo escalador.

Para praticar boulder bastam uns Pés de gato, Saco com magnésio, saco de boulder. Colchões ( Crash Pad ) e Escovas para limpar as presas.

Aqui fica um espaço de um grupo de amantes do Boulder. Um grupo do Norte de Portugal constituído por uma elite dos melhores escaladores do País.
NORTEBOULDERING

6 comentários:

  1. Ai que saudades, é a única coisa que me apetece dizer-vos!!!! Já não tinha acesso à net à imenso tempo e logo hoje vejo este post sobre o boulder!!!!
    Então, como andam as coisas por aí?
    Daqui, desta ilha verde em forma de crocodilo, há algumas novidades para vos contar. O Simão há uns tempos atrás participou num triatlo organizado pela GNR. Participaram mais ou menos 40 atletas e adivinhem, o Simon ficou em 2º lugar... e estava doentinho coitadinho!!!!
    Agora é um gajo conhecido e tal, eu claro estou a adorar... sou a 2ª dama!!!!!
    Ele continua a treinar como sempre, não escalada porque aqui é praticamente impossível, mas tem corrido para se preparar para a maratona que vai acontecer aqui no dia 20 de Junho! Também tem andado muito de bicicleta, tá um bicho!!!!!
    Eu, que chego ao fim do dia de rastos, resolvi começar a correr! Claro que é o Simão que tá a orientar os meus treinos, e com sucesso, com este calor já corro uma hora e quinze!!!!! Nada mau, ah!
    De resto, nas férias da Páscoa fomos até à Indonésia, até Bali e eu adorei!!!!!!! Montes de lojas.... um paraíso!
    Quando formos, só em Dezembro, infelizmente não dá para ir antes, levamos umas lembrancinhas para o pessoal! Nunca nos esquecemos de vocês!!!! Estão no nosso coração, por isso custa tanto estar aqui, as saudades são mesmo muitas. Vocês nem têm noção!!!!
    Bem, vou tentar dar notícias com mais regularidade e, se der, em Junho, enviamos mais um CD de fotos por umas amigas!
    Beijinhos e mandem notícias vossas também!
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que tudo esta a correr bem.
    Já pensava que tinham morrido e não tinham avisado eheheh

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom abrir o email e ver uma mensagem do outro lado do mundo com noticias de dois grandes amigos, especialmente quando vemos que estão bem.

    Por aqui também existem saudades, pelo menos a cada passo lá se fala no Simão e na Patrícia, questionando-nos como estarão…


    Espero que estejas a gostar do teu trabalhinho e que te estejas a dar bem com os alunos. O Simão que trate de mostrar por aí qual a raça do homem Português, estamos certamente bem representados!

    Um beijinho e um abraço e aproveitem a vossa estadia nessas terras quentes e cheias de praia.

    ResponderEliminar
  4. Boas tardes,

    Antes demais gostaria de pedir aos responsaveis para nao levarem a mal por fazer esta publicidade no BLOG, pois é apenas feito com intençao de difundir algo que penso bom para a comunidade de escalada em Portugal.

    Dito isto..

    Venho aqui convidar a todos os interessados, a fazer uma visita ao forum http://escalada.foruns.com.pt/, este forum é muito recente, e foi criado com o propósito de juntar toda info considerada util por todos num so sitio, e facilitar a obtençao de alguns conhecimentos importantes para os que se querem iniciar nestas modalidades, ao mm tempo um sitio aonde podem ser esclarecidos por pessoal mais experiente.

    Este é o 2º sitio q estou a difundir o forum, agradeço a todos que achem util um sitio destes, ajudem a dinfundi-lo,agradeço imenso.

    O forum esta nos seus primordios por isso nao estranhem nao ter muita informaçao ainda, ja tem alguma que eu tenho procurado e postado la..

    Um abraço, e obrigado a todos

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Telmo,
    Claro que não tem problema nenhum em postares cá esta informação :)

    Melhor ainda, se quiseres, podes fazer um texto com as imagens e links que quiseres, envia depois para o email "t_omm@hotmail.com", que eu publicarei depois neste mesmo blogue.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Aconselho também a difundires em: http://nortebouldering.com/

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100000829294965&ref=pb

    http://pt-pt.facebook.com/CEM.Maia

    http://montanha.org/wordpress/

    http://ctescaladaporto.blogspot.com/

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100000858194319&ref=pb#!/profile.php?id=100000858194319&sk=wall

    ResponderEliminar

Quem sou?

Chamo-me Tiago e deu-me para criar um blogue...Sou um apaixonado pela vida, dou valor a coisas simples e verdadeiras...como por exemplo a Natureza. Adoro desporto, adrenalina, caminhar, fotografar, estar no seio da Natureza, estar com os amigos...
Nasci em 83 e adoro a minha geração, profissionalmente estou no ramo da engenharia do ambiente (formado na FEUP). Sou da cidade mais bonita do país, Santo Tirso. Resta-me dizer que vou tentar colocar novidades neste meu espaço, pois 'O Meu Blogue' irá reflectir um pouco das coisas que faço e que me chamam a atenção. Mesmo que não o actualize muito tem um leque enorme de sites e blogues que diariamente visualizo...aconselho ;)