quarta-feira, 23 de março de 2011

Almanzor -"o vitorioso" ::: Preparação para visita ao Circo de Gredos


O pico de Almanzor de 2592m relativamente ao mar, e com 1690m relativamente à base da montanha (proeminência), situado no Sistema Central de Espanha é o cume de maior altitude dos que coroam o chamado Circo de Gredos, no topo da Serra de Gredos.

Nos dias 21 a 25 de Abril de 2011 irá receber uma visita inesperada… a minha!!



A sua rota mais clássica é a Oeste, que passa pela Laguna Grande de Gredos e pelo refúgio J.A. Elola, Hoya Antón e possui como vias de acesso mais complicadas as passagens ditas Bermaja e Crampón. Ainda em estudo uma possível ascensão pela sua vertente Norte, mas em princípio será esta a via (a clássica) que me levará ao seu ponto mais elevado.



Serão cerca de 15.5Km (12h) Plataforma-Almanzor-Plataforma.
Penso faze-lo em 3 dias, fazendo num primeiro dia cerca de 3h da Plataforma até junto do Refúgio Elola, onde vou bivacar em tenda e aproveitar o tempo para descansar, fazer amigos e disfrutar do local. Sendo que no dia seguinte, terei que fazer cerca de 8h de viagem ida e volta, 4:30h para cima, 3:30h para baixo; Refúgio-Almanzor-Refúgio. E possivelmente num terceiro dia faço as 2:30h do refúgio até à plataforma.



Espero sair de casa ao final do Dia 21 de Abril em direcção a Hoyos del Espino, percorrer cerca de 490Km em cerca de 6h. Pernoitar no parque de campismo “Camping Gredos”.
Dia 22 conhecer as imediações do parque de campismo, lazer/compras, fazer uma pequena caminhada, ultimar preparativos para a ascensão que irá ter inicio no dia seguinte.
Dia 23 iniciar o dia relativamente cedo, de forma a iniciar viagem de carro até à plataforma antes das 10h. Fazer a caminhada até ao refúgio (caminhada de 3h) fora do pico de calor do sol. Montar campo e desfrutar da montanha o resto do dia.
Dia 24 começar a caminhar por volta das 7h, fazer cume por volta das 12h, regresso às tendas por volta das 16h.
Dia 25 alvorada pela manhã cedo, desmontar campo, percorrer o trilho do refúgio ate à Plataforma (3h caminhando). Almoçar em Hoyos del Espino com descanso e cerveja. 16h início da viagem para casa.

PS: caso no Dia 24 consiga descer directo à plataforma, irei pernoitar novamente no Camping de Gredos, e o Dia 25 será dedicado a lazer na zona e para a viagem de regresso a casa.
(Material Indispensável: Botas, bastões, crampons, piolet, mochila, saco cama, reservatório de água, calça impermeável, arnês, luz)

Aqui ficam, dois link que mostram as experiencias de pessoas que já lá estiveram:
'Montes das Asturias'
'Pirineos3000'



Aqui fica o link do parque de campismo (Camping Gredos. Hoyos del Espino, Ávila) e do refugio (ELOLA)

Nada melhor que ver para saber como é...
'Ascensão sem neve'
'Ascensão com neve'

'Almanzor - Gredos'
E melhor ainda é estar lá :)
Imagem de Webcam - 'Gredos - Ávila - Spain'

3 comentários:

Quem sou?

Chamo-me Tiago e deu-me para criar um blogue...Sou um apaixonado pela vida, dou valor a coisas simples e verdadeiras...como por exemplo a Natureza. Adoro desporto, adrenalina, caminhar, fotografar, estar no seio da Natureza, estar com os amigos...
Nasci em 83 e adoro a minha geração, profissionalmente estou no ramo da engenharia do ambiente (formado na FEUP). Sou da cidade mais bonita do país, Santo Tirso. Resta-me dizer que vou tentar colocar novidades neste meu espaço, pois 'O Meu Blogue' irá reflectir um pouco das coisas que faço e que me chamam a atenção. Mesmo que não o actualize muito tem um leque enorme de sites e blogues que diariamente visualizo...aconselho ;)