quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ser escuteiro

Hoje dedico aqui um pequeno espaço ao escutismo. Mais cedo ou mais tarde iria ter que falar dos escuteiros! Haveria tanto a dizer e a falar sobre o tema, que um só blogue não chegaria para apresentar tudo o que representa o CNE- Corpo Nacional de Escutas.

Aos meus 10 anos entrei para o Agrupamento 503 de S.Bartolomeu. Participei activamente no meu agrupamento e mais tarde no Núcleo Norte, acabando por deixar o movimento activo por volta dos meus 25anos.
Nos escuteiros vivi momentos únicos, marcantes, memoráveis. Conheci muitas pessoas e fiz amigos para a vida.
O CNE fez de mim o homem que sou hoje. Assumi os valores, ideais e princípios que são transmitidos como forma de orientação para a minha vida. Tenho a certeza que todas as pessoas que passaram pelo escutismo saíram enriquecidas com essa experiencia.

Podia mostra-vos as leis, os princípios, as promessas, a mitologia, a simbologia, falar-vos dos métodos educacionais, dos valores e princípios…mas muitas destas coisas só são mesmo compreendidas vivendo, interagindo em grupo. Vivenciando actividades com jovens que aprender a ganhar a sua responsabilidade e a confiar no seu parceiro do lado. Vivendo aventuras nos seus acampamentos…
Como, por muito que escreva, nunca vou conseguir mostrar o que é o escutismo, deixo aqui um vídeo de uma actividade muito conhecida entre os escuteiros.



Deixo aqui mais uns vídeos relacionados, como por exemplo uma mensagem do fundador do CNE…





Deixo também um link de uma pagina minha relacionada com os meus esciteiros, visitem:
"Minha página dos Escuteiros no Agrupamento 503 S. Bartolomeu"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quem sou?

Chamo-me Tiago e deu-me para criar um blogue...Sou um apaixonado pela vida, dou valor a coisas simples e verdadeiras...como por exemplo a Natureza. Adoro desporto, adrenalina, caminhar, fotografar, estar no seio da Natureza, estar com os amigos...
Nasci em 83 e adoro a minha geração, profissionalmente estou no ramo da engenharia do ambiente (formado na FEUP). Sou da cidade mais bonita do país, Santo Tirso. Resta-me dizer que vou tentar colocar novidades neste meu espaço, pois 'O Meu Blogue' irá reflectir um pouco das coisas que faço e que me chamam a atenção. Mesmo que não o actualize muito tem um leque enorme de sites e blogues que diariamente visualizo...aconselho ;)